Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Crimes virtuais relacionados à honra

há 9 anos

A Globalização e o crescimento da internet vêm trazendo avanços no nosso cotidiano, todavia, criminosos utilizam esse meio para praticar pequenos delitos, feriando a honra de terceiros e passando leve sensação de impunidade devido à utilização do anonimato.

Em caso de crime virtual, a vítima deve tomar as seguintes providências:

1) Colete as evidências do crime eletrônico. Salve os arquivos, e-mails, capturas de telas (Print Screen), e qualquer outro material que comprove o crime. Mas seja rápido, pois, no mundo virtual, as evidências desaparecem muito rápido.

2) Procure um cartório para registrar uma Ata Notarial das evidências, este documento pode ser usado como prova na justiça.

3) Faça um boletim de ocorrência numa delegacia especializada, caso não haja em sua cidade, registre a ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa.

O que pode gerar dúvidas é no tocante a conceituação das três espécies de crime contra à honra: Calúnia, Difamação e Injúria.

Bastante simples a sua definição, injuriar alguém é qualquer xingamento dito diretamente à pessoa, seja verdade ou não, a pena pode chegar até 6 meses de reclusão e pagamento de multa. Difamação é imputar falsamente um fato não definido como crime, a pena pode chegar até a 1 ano mais o pagamento de multa. Calunia é o crime mais grave, podendo chegar até 2 anos de reclusão e resultar também no pagamento de multa, no caso é atribuir falsamente a terceiros um fato definido como crime, podendo o ofensor ser beneficiado pela exceção da verdade.

A ressalva é no tocante a casos de ofensas ou calúnias enviadas por e-mail, não existindo crime se somente a pessoa que sofreu as difamações recebeu a mensagem. Já e-mails enviados a terceiros ou sites com conteúdo ofensivo configuram crime. Segundo a legislação atual, os servidores não podem ser responsabilizados criminalmente pelo conteúdo dos sites que hospedam.

Por: Bruno de Almeida Moreira.

  • Publicações2
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações290
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crimes-virtuais-relacionados-a-honra/213176735

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

muito bom, estou com ação indenizatória por ter alguém escrito palavras ofensivas contra outra pessoa, parabéns. continuar lendo

Que isso sirva de lição para muitas pessoas que saem em redes sócias denegrindo a imagem de pessoas, pode ser que dessa forma aprendam a respeitar-se e a respeitar o próximo. continuar lendo

Muito bom , parabéns !pois há pessoas que por um qualquer ou motivo, usa as redes sociais para denegrir, ofender, acusar as pessoas, e muitas delas por agirem impulsivamente, postam o que querem, dizem o que querem, da forma que querem , mais esquecem-se que tudo pode estar devidamente arquivado e guardado, para que no momento certo possa vir a ter os efeitos que se fizerem necessário. continuar lendo